sábado, 7 de março de 2009

OS CORONEIS DA PARAIBA - CORONELISMO INTELECTUAL


OS CORONÉIS DA PARAÍBA

Fomos criados sobre vários ensinamentos que merecem ser revistas. Vários aspectos negativos da nossa cultura paraibana.
Um dos ensinamentos errados que muitos seguiram no passado da PB era o fato que só os coronéis sabiam das coisas. Quantas filhas e filhos de pobres foram surrados porque simplesmente queriam estudar. “Sabendo ler uma carta e ler o nome tá bom demais, não fiz filho para ser doutor não! Era assim que muitos simples pensavam dando sementes aos coronéis o destinos de suas vidas. Assim os PBS deixaram suas vidas nas mãos dos poderosos coronéis. Eles queriam que pensássemos Apenas em Comer e Trabalhar como um animal qualquer que come para trabalhar e trabalham para comer. Enquanto os filhos de “papai” estudavam para mandar, comandar, os pobres aprendia a ser obedientes honestos e a trabalhar para comer e comer pra trabalhar, esta cultura esteve a muito tempo entre os paraibanos que aprenderam a não aprender e deixar o conhecimento para os coronéis. Para eles esta realidade era muito boa para os mandatários que formavam seus filhos para mandar e não permitia o progresso dos simples para gerar súditos.
Ainda existem coronelismo na Paraíba, eles dizem que ninguém a não ser um historiador pode compreender a história da Paraíba será que somos “tampados” assim? Só uma meia dúzia de coronéis do saber com seus livros debaixo do “suvaco” podem compreender os fatos. São eles os cavaleiros e nós os cavalos esta cultura acusava e discriminava qualquer um que quisesse ser sábio. Pia Zé só que ser aprendido vai trabalhar vagabundo.” Quem foi nesta onda se “lascou” e mal passa de uma peça de manobra de coronéis letrados.
Somos capazes de pensar sozinhos sem a intervenção dos coronéis do saber, você é capaz. Mas os coronéis do saber dizem não! Você só conseguem pensar conosco. Somos capazes de olharmos para esta bandeira e criarmos uma opinião sobre ela sem necessitamos dos coronéis do saber e do poder. O Paraibano simples foi ensinado a não pensar a deixar outro pensar e decidir por ele. E, muitos coronéis pensam assim, para que os paraibanos não pensem na Paraíba e na sua bandeira? “Vão pensar “pé rapados” em trabalhar para comer e comer para trabalhar.” Como animais temos que aceitar o que é nos impostos?
Os paraibanos têm capacidade sim de pensar, de ter idéias independentes dos coronéis do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário