sábado, 7 de março de 2009

DISCURSO DO PROFESSOR JOILSON DE ASSIS SOBRE A BANDEIRA DA PARAIBA FEITO PARA ESTUDANTES E HISTORIADORES


Discurso do professor Joilson Assis feito para historiadores e estudantes.

Saudações a todos vocês, minhas considerações amigo Fuba e ao psicólogo João Nenes, aos políticos e estudiosos de Campina Grande e de toda Paraíba.
Para começar quero dizer a vocês que a Paraíba não tem bandeira legitimamente colocada que a represente perante todos. Temos que partir do discurso intelectualizado e pensarmos que a atual bandeira representar um homem e sua história e não povo fantástico e lutador que são todos os paraibanos. A Paraíba tem que despertar libertar-se do passado sombrio que assombra constantemente a cada "olhada" que damos para a bandeira. Não dá para cada paraibano querer se mostrar vivo inteligentemente tendo o principal símbolo do seu povo tão sombrio e cheio de morte e luto, que representa tempo bestalizante, nécio e inútil. Sim inútil, pois esse passado que muitos querem exaltar não passa de demonstrações de ambições particulares que em nada, repito em nada nos fez prosperar. Passado absurdo feito de heróico que contradiz tudo aquilo que aprendemos acerca da civilidade. Brigaram por impostos, cargos de deputados, pelo vice-presidente, brigaram por si mesmo e ainda tem alguns que insistem em dizer que tudo foi HERÓICO. Poderemos chamar todo o isso de piada é histórica.
O Movimento Bandeira Viva é um ideal que regamos constantemente para se tornar realidade. Queremos uma Paraíba livre das discriminações e de símbolos nécios como a tal bandeira. Respeitamos e amamos o nosso estado e não aceitamos que todo isto seja reduzido a uma historiazinha de pendengas em 1929 que em nada nos beneficiou. A Bandeira da Paraíba vai mudar, pois quando os paraibanos souberem da realidade da atual bandeira não aceitará ser representado por uma farsa histórica. A bandeira vai mudar, pois trabalharemos incansavelmente para explicar a banalidade do momento inútil vivido em 1929 entre politiqueiros.
Alguns acham coisa de doido mudar a bandeira da Paraíba, mas nós que fazemos o movimento bandeira viva achamos necessário demais mudarmos o principal cartão postal da Paraíba: a sua bandeira. Uma idéia regada se torna um ideal e é isto que temos em nossos corações. Chega de morte e luto, chega de nego, chega de mentiras repetidas para exaltação de um único ser. Seria João Pessoa e Jesus Cristo Paraibano? Viveremos para sempre presos a um nome de um cidadão e uma bandeira que o representa? Não! A Paraíba é bem maior que os bajuladores do poder de 1929, ela tem potencial de vida e não de morte. A maior glória de um paraibano é viver bem e não morrer em situação perigosa e duvidosa.
Queremos paz sobre a Paraíba e não A INVOCAÇÃO DE ETERNO CONFLITOS BIZARROS, PRÉ-HISTÓRICOS de políticos brucutus que pareciam tratores amassando os crânios de seus adversários políticos. Chega de tristezas e luto, estes fatores não representam a minha alma nem a sua. Necessitamos provocar um plebiscito e solicitarmos um concurso a nível estadual para uma nova bandeira da Paraíba. Anuncie esta idéia, fale e divulgue nosso blog, lute não aceita esta acomodação setentenária. Os políticos da Paraíba tem que pensar que o bem estar do cidadão começa pela alma deles, pelo seu estado de espírito que é representado por seus símbolos principais a bandeira e não somente ruas, estradas, comida e emprego.
... Agradeço a compreensão de todos e a presença de todos, termino dizendo, declarando com toda a minha força: A Paraíba terá uma nova bandeira e os noticiários trarão manchetes assim: Paraibanos decidiram mudar o nome da Capital paraibana e decidiram gerar uma nova bandeira - Paraibanos decidem em votação mudar a sua bandeira haverá um concurso para isto. Para muitos, isto é uma ilusão para mim é um ideal. Chega de discurso intelectualizado.

Vida e luz seja sobre todos.

Mande um torpedo para o Professor Joilson: (083) 9158-0800
Clique no arquivo e depois veja todas as matérias deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário