sexta-feira, 6 de março de 2009

1929 EXCESSO DE BAJULAÇÕES NA PARAIBA


EM 1929 EXCESSO DE BAJULAÇÃO NA PARAÍBA MENTIRAS E EXAGEROS NA BANDEIRA DA PARAÍBA
O presidente João Pessoa representava um corrente política que estava em uma certa decadência devido o tempo e o desgaste natural. Foi um péssimo governo que durou apenas um ano e nove meses causando intriga até mesmo entre os irmãos do governador Joça e seus primos eram ferrenhos inimigos dele. Ao contrário de São Paulo e Rio de Janeiro que acolhiam emigrantes Joça expulsava paraibanos de incríveis dna´s que iriam nos servir bastante. Mas a morte de João Pessoa o transformou em um herói, endeusado pelos amigos da aliança liberal que fizeram dele um cavalo de batalha para esmagar os seus inimigos.
Dizer que João Pessoa foi herói é declarar algo que não poderá ser provado. Dizer que ele foi um bom governo é mentira, pois nada significativo deixou, só sangue e brigas políticas. Dizer que foi por causa de joca que a revolução de trinta estourou é uma inverdade, pois ela iria acontecer independente dele, pois ela iria acontecer independente dele e não passou de ser revolução bestalizante aonde muitos morreram por nada, por burgueses querendo escapar da crise da bolsa de Nova York a qualquer custo. A crise iniciada nos estados unidos com a quebra de Nova York estava enlouquecendo os políticos brasileiros e sua burguesia que fugiam da crise, da queda de preços do café e outros produtos que despencaram. Todos corriam atrás do dinheiro e os jornais dominados por uma minoria manobrava o povo analfabeto que acreditavam em tudo que o radio e o jornal dizia. Afinal com o golpe muitos empréstimos gigantesco foram perdoados e outros dados cordialmente.
Disseram que Joca exclamou: NEGO, mas nunca conseguiram provar a existência real deste brado, nada escrito, nada documentado. Mas além de mentira o nego representa apenas o interesse a pessoa de João Pessoa em ser vice presidente da República e não algo que possamos nos orgulhar. Foi interesse dele e de seus partidário; Pois a política do café com leite já se desmanchava naturalmente já que Getúlio era o candidato do Rio Grande do Sul e não pertencia ao café com leite, era apenas manobras políticas.
Disseram que Joca foi morto por motivos políticos mentindo novamente já que João Dantas não pertencia a nenhum partido, nem tinha passado violento, nem entrada na polícia. Foi por questões pessoais. Joca mandou surrar o primo de João Dantas deixando moribundo na prisão sem motivos ou acusações, invadiu as terras de seus parentes e atacou a sua honra no jornal união colocando as cartas de sua namorada que contava assuntos ou fantasias íntimas dos dois. Mentiram e quase todos acreditaram. Mentiram tentando dizer que João Dantas, Augusto Caldas e Anaylde Beriz se suicidaram, seria muitíssima coincidência. Mentiram novamente. Em poucos dias inflamaram o povo expulsaram os deputados contrários a eles e suas bajuladoras idéias das sessões colocando assim na calada da noite um projeto que mudou o nome da capital da Paraíba e a sua bandeira. Foi vetado o projeto, mas os bajuladores de plantão não desistiram e quebraram o veto do presidente Álvaro de Carvalho colocando sobre o nosso estado uma bandeira de sangue luto e nego de um pseudo Jesus Cristo paraibano. Muitos lucraram com isto e os contrários se acuaram devido a ameaça de morte que existia no ar. Bastava alguém dizer que “Fulano” não apoiava o grande herói paraibano para uma turba louca e cega de sangue invadirem suas casas com paus e pedras matando e destruindo patrimônios de vidas inteiras. Até o grande João Suassuna foi assassinado por que alguém suspeitava de sua culpa ou envolvimento.
Foi excesso necio dos mais bizarros o ato da super homenagem a João Pessoa. Mudar o nome da capital e a bandeira de um estado só porque um partido acredita no heroísmo daquele que eles mesmo fabricaram. Me poupe foi um “BABADA” histórica não somente a uma pessoa mas a um partido, a uma aliança, a sanguinária aliança liberal. João Pessoa com certeza teve os seus méritos e até reconhecemos isto, mas o que foi feito representa um exagero, uma astúcia histórica que nem o estado de Getúlio fez com ele já que o personagem principal foi ele em todos os sentidos. Mentiras, exageros insultam a nossa inteligência, pois quem muito se abaixa aparece-lhes as calças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário